quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comunicação Interna - Natura



A comunicação interna tem o objetivo de estabelecer, legitimar e gerenciar canais de comunicação entre as lideranças e seus colaboradores, de apoiar as áreas na divulgação de suas estratégias e abrir espaço para a manifestação e expressão do conjunto de colaboradores. É através dos instrumentos da comunicação interna que se pratica a transparência e o compromisso com a verdade, com a responsabilidade de expor os rumos, fatos e ações da empresa, de forma clara e ágil. Com esses princípios em vista, a comunicação interna acontece por meio de reuniões especialmente agendadas e de veículos internos.

A cada dois meses, em média, colaboradores de todas as áreas podem participar dos Encontros Marcados com a Presidência, que têm pauta livre. E, mensalmente, é realizado o Encontro Marcado, entre diretores e colaboradores de suas equipes, sobre questões operacionais, reivindicações e condições gerais do trabalho. 


Os veículos são o jornal Ser Natura Colaborador, mensal, com edições especiais; a Intranet, atualizada semanalmente, que agiliza o relacionamento; e o Quadro de Avisos, mural que se renova sempre que a empresa tem novas informações para os colaboradores.



Fonte: http://www.natura.net/port/universo/resp_corporativa/visao7.asp

Gestão do Publico interno

Para impulsionar a cultura de alto desempenho na empresa e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, a Natura dispõe de processo formal de avaliação - o Processo de Gerenciamento de Desempenho, PGD - que aplica-se anualmente a todos os profissionais. O PGD é utilizado para verificar o histórico de desempenho, traçar objetivos de trabalho, identificar pontos fortes e outros a serem aperfeiçoados nos colaboradores e, principalmente, traçar planos de desenvolvimento para o período seguinte.





A Natura adota, ainda, política de remuneração variável estruturada na obtenção de resultados e que abrange três sistemas. Todos os anos forma-se a Comissão de Negociação, composta por gerentes, supervisores, técnicos administrativos e operacionais, para discutir os pontos da Participação nos Lucros e Resultados, que envolve todos os colaboradores. A Bonificação por Resultados, por sua vez, é dirigida aos profissionais dos escalões intermediários e superiores, de acordo com as metas atingidas. O programa Stock Option, de opções por ações, envolve a compra de ações da empresa oferecida à alta gerência e diretoria, diretamente relacionada ao crescimento da empresa. A Natura criou um sistema interno de avaliação de seu valor no mercado para viabilizar o programa.


Deve-se destacar que o planejamento e desenvolvimento de recursos humanos está integrado ao Planejamento Estratégico da empresa como processo prioritário. Atualmente, prepara-se, também, a sucessão dos cargos executivos da companhia.


Fonte: http://www.natura.net/port/universo/resp_corporativa/visao7.asp

Clima organizacinal Natura


A Natura acredita que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso de sua organização, pois é através dele que se pode  vivenciar a sua razão de ser "Bem estar Bem" e assim criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de seus desafios.

Comunicação



A Natura sempre mantém um processo dinâmico e constante de comunicação em diversas áreas, e está empenhada em transmitir e expressar informações, conhecimentos, idéias, emoções, planos, objetivos e resultados de forma clara e transparente.
É compromisso da empresa garantir o alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um nível de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, evitar o retrabalho e garantir a disseminação do conhecimento.


Fonte: http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao_comunicacao.asp

Minimização de entradas e saídas de materiais

Sem alterar seu padrão tecnológico atual, a Natura procura reduzir o consumo de energia, água, produtos tóxicos e matérias-primas, e implantar processos de destinação adequada de resíduos. Investe na atualização de seu padrão tecnológico, visando à redução ou substituição de recursos de entrada; realiza o tratamento de efluentes e de resíduos em geral e promove o uso de matérias-primas renováveis. Possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos, estabelecendo periodicamente novas metas. Procura adotar práticas de bom manejo florestal na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; promove a reciclagem e o reuso de materiais, o gerenciamento da qualidade do ar, da água e do solo, o controle de efeitos sonoros, a redução do desperdício, e privilegia o uso de materiais biodegradáveis, entre outras iniciativas.

A Natura busca desenvolver projetos e orienta os investimentos visando à compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Busca organizar a sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não seja um tema isolado, mas que permeie todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que desenvolve ou planeja desenvolver. Isso permite à empresa prevenir-se de riscos, além de reduzir custos, aprimorar processos e explorar novos negócios voltados para a sustentabilidade ambiental, favorecendo a sua inserção no mercado.

Politica de meio ambiente Natura

A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.


Ao assumir a política de meio ambiente como uma das três vertentes de seu compromisso com a sustentabilidade, a Natura visa também à ecoeficiência ao longo de sua cadeia de geração de valor; e, ao buscar a ecoeficiência, favorece a valorização da biodiversidade e de sua
responsabilidade social.

As diretrizes para o meio ambiente da Natura contemplam:
 A responsabilidade para com as gerações futuras;  A educação ambiental; O gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços;  A minimização de entradas e saídas de materiais.


Fonte: http://www.natura.net/port/universo/pman/introducao.asp

Ser um revendedor Natura



A marca Natura trabalha com método de venda dos seus produtos com revendedores, que fazem pedidos pelo Site da Natura e revendem os produtos para pessoas seja no em alguma loja própria ou indo até a residência dos clientes ou vendendo em sua própria casa.
Para ser um Revendedor Natura é muito simples e vantajoso. Primeiramente deve-se fazer um cadastro no site da Natura para que seja aprovado e após esse cadastro algum gerente da Natura irá entrar em contato marcando como se fosse uma entrevista, procedimento simples e sempre aprovado.
Ser um revendedor Natura há muitas vantagens, ainda mais que possibilita a pessoa ter um emprego fixo sendo os produtos da Natura apenas um ganho de lucro a mais. Todo mês a Natura envia para seus revendedores revista com os produtos, preços e promoções.
O revendedor Natura apenas precisaria receber os pedidos, fazer pedido via online para a Natura e depois que receber repassar para seus cliente.